1)    CORRE COTIA

Material: Bolinha der papel ou objeto.

Descrição: Participantes sentados em circulo no chão. Um participante começa o jogo com o objeto ou bolinha de papal na mão e passa por todos os participantes sentados cantando a música abaixo descrita. No momento que disser pode jogar? Ele deve deixar o papel atrás de algum participante que correrá para pega-lo. Se conseguir ele faz de novo a corrida e se não conseguir que faz é ele.

Obs: Se o participante for pego não faça o que alguns chamam de “chocar” que é ficar no centro da roda. Faça-o ser corredor novamente. Faça com que todos participem.

2)    PEGA RABO

Material: Tiras de papel colorido ou de jornal.

Descrição: Cada participante receberá uma tira de papel, previamente cortada podendo ser cortada pelos participantes, e coloca pendurada na bermuda. A brincadeira é de quem pega mais papel. No final todos recebem o papel e começa o jogo novamente.

Obs: Para crianças de 3 e 4 anos, quando um rabo for roubado de outro pra ela.

3)    PEGA PEGA

Material: Nenhum

Descrição: Participante espalhado pelo espaço e um será nomeado o pegador. Ao sinal ele irá atraz de outros participantes. Ela pode ter variações. Quando ele pegar alguém essa pessoa passa a ser o pegador. Outra variação, quem for pego ajuda.

Obs: Cuidado com crianças menores e limite espaços para correr.

4)    ESCONDE ESCONDE

Material: Nenhum

Descrição: Participante espalhado pelo espaço e um será nomeado o pegador. Ele contara ate 50 com os olhos vendados enquanto os amigos se escondem pelo espaço. Quando terminar a contagem ele vai a procura.

Obs: Limite espaços para se esconder.

5)    SMITI

Material: Nenhum

Descrição: Mesmo do esconde esconde, só que um se esconde e os resto dos participantes procuram.

Obs: Limite espaços para se esconder

6)    CAÇA AS LETRAS

Material: Letras Coloridos de EVA

Descrição: Preparar as letras em EVA e distribuir as letras pelo espaço. Ao sinal o recreador pedirá alguma letra ou, depende da idade, até palavras para as crianças trazerem. Pode ser feito letras de cores diferentes e na hora de pedir uma letra pedir a cor para dificultar.

Obs:  

7)     MAMÃE DA RUA ( DUAS EQUIPES)

Material: Nenhum

Descrição: Dispor os alunos em um espaço que pareça uma rua, ou seja, com duas calçadas e uma linha. Dizer alguma coisa relacionada aos participantes,. Exemplo: quem tem olho? Que tiver olho muda de lado. Quem fica no centro da rua tenta sentar pegar alguém. Quem pegar ajuda até que todos sejam pegos.

Obs: L

8)    ESTÁTUA

Material: Som

Descrição: Crianças espalhadas pelo espaço e toca-se uma musica, toda vez que você parar a musica elas as crianças ficam sem se mexer. Quem mexer ajuda o recreador a olhar quem mexe.

Obs: Busque variações para evitar a monotonia.

9)     VIVO OU MORTO MALUCO

Material: Nenhum

Descrição: Brincadeira tradicional de vivo ou morto, quando o recreador dizer vivo os participantes ficam em pé, quando disser morto ele agacham. Colocam-se alguns personagens para deixar mais dinâmico, tais como, “macaco louco” imitando macacos, Leão onde imitam Leão, entre outros.

Obs: Você pode tematizar a atividade com, por exemplo, com animais.

10)  MÚMIA

Material: Papel Higiênico

Descrição: Escolhe uma criança para ser a múmia. As outras terão que usar um rolo de papel higiênico para transformá-la em uma múmia. Ganha quem terminar primeiro a múmia e ficar melhor.

Obs: Busque dinamizar a brincadeira escolhendo mais de uma criança.

11)  PELA ESTRADA AFORA

Material: Colchonete e obstáculos.

Descrição: Utilizando obstáculos que pode ser cadeira, mesa, escada, entre outros, e fazemos uma espécie de Siga o Mestre onde o recreador é o mestre e passará pelos obstáculos e as crianças acompanham.

Obs: Cuidado com os obstáculos para não haver acidentes.

12)  COELHO SAI DA TOCA

Material: Nenhum.

Descrição: Distribuir os participantesem trio. Dois serão a toca e um o coelho. A toca e formada com um de frente para o outro de mãos unidas formarão um túnel acima da cabeça. O coelho fica entre as duas crianças. Um participante fica sozinho. Ao sinal do recreador: – Coelho sai da toca. Todos deverão trocar de toca e o participante que ficou sozinho tenta “roubar” a toca de alguém. Marque um tempo e peça que eles troquem de participantes da toca e coelho.

Obs: Cuidado para uma criança ficar muito tempo sem entrar em uma toca.

13)  MEU MESTRE MANDOU

Material: Nenhum.

Descrição: O recreador diz aos participantes que todos terão que fazer o que ele mandar. Para isso tem um procedimento. O recreador disse: – Meu mestre mandou, e as crianças respondem: – Fazer o que. Então o recreador diz algo para as crianças pegarem. Ex: Uma blusa vermelha, um pedaço de PH (Papel Higiênico).

Obs: Pedir coisas possíveis de serem pegas.

14) SOPA DE LETRINHA

Material: Nenhum.

Descrição: Vamos utilizar como referencia a quadra de futebol. Colocar as crianças na linha de fundo da quadra. Dizer a elas que sempre que você disser uma comida que elas gostem, dará um passo a frente e gritarão: – Eba. Quando disser uma comida que eles não gostem darão um passo para traz e gritarão: – Eca. Quando o comando for: – Sopa de letrinhas. Todos devem correr ate a linha inicial. Quem você conseguir pegar te ajuda a pegar o outros.

Obs 

44 Comments

  1. Tahiara Mendonça Says Responder

    a brincadeira do meu mester mandou foi muito interessante trabalhar com a turminha de 3 anos pois eles aprenderam e perceberam como um é importante para o outro. utilizei bastante interação social. As crianças gostaram muito!!!!

  2. Kaah Says Responder

    As brincadeiras vivo morto maluco ,meu mestre mandou e pega rabo foram super divertidas

  3. MARIA EDUARDA Says Responder

    sim

  4. ana carolina Says Responder

    bom cm sou recriadora ,gostei muito destas atividades iram me ajudar muitoooooooo

  5. Maria Eduarda Says Responder

    Essas brincadeiras mim ajudou muinto e essas brincadeiras são devertidas e muito emgraçadas e populares.Obrigada por essas brincadeiras lrgais

  6. Cláudia Says Responder

    Adorei as sugestões de brincadeiras. Irei utilizar algumas com os meus alunos no dia das crianças para divertir a criançada.

  7. Aldicéia Queiroz Says Responder

    muito boa as sugestões de brincadeiras pois vai me ajuda muito nessa da criança. Amei de verdade.

  8. irian alves lemos Says Responder

    Adorei todas as sugestões, vai me ajudar muito com minhas crianças durante meu período de estágio.

  9. Noemi Says Responder

    Obrigada nessesitava dessas brincadeiras para minha aula na igreja as crianças adoraram s2 espero que eu tenha mais oportunidade de utilizalas com mais crianças que possam se divertir a bessa

  10. luis Says Responder

    gostei muitoooooooo.
    Cláudia depois passa teu email sou novo dessa area se vc puder ajudar sera bommmmm.

  11. eliane oliveira lopes Says Responder

    Estou cursando Pedagogia mas não tenho esperiência começei trabalhar com crianças agora esse site é maravilhoso vai me ajudar muito

  12. vitoria Says Responder

    adorei essas brincadeirass

    parabens!

  13. sandra Soares Says Responder

    Gente! estas brincadeiras são maravilhosas ,eu estudo pedagogia e comecei trabalhar com ensino infantil ,ontem foi a minha primeira experiencia, fiz o que pude ,foi legal, mas hoje resolvi procurar novas brincadeiras, pois é ,agora vou aplicar estas brincadeiras na minha sala.

  14. Tania Maria Oliveira dos Santos Says Responder

    Olá!

    Adorei as brincadeiras, sempre brinco com meus alunos e estava mesmo à procura de novas brincadeiras.Me mande por email se tiver novidades.
    Abraços!

  15. Leandro Permegiane Says Responder

    Muito obrigado pelas dicas foram ótimas.

  16. ester Says Responder

    adorei tenho 13 anos e ainda brinco disso com meu irmao amei estao de parabens!!!

  17. edson luiz anchetta Says Responder

    Bom pra caramba, gostaria de recebr em meu email brincadeiras para crianças. Só Glória.

  18. Nelzita do Amaral Says Responder

    gostaria de receber mais sugestoes de brincadeiras no meu email

  19. ana caroline Says Responder

    adorei vou usar com a minha turma de alunos

  20. JESSICA RAMOS Says Responder

    ME AJUDARAM MUITO PQ CUIDO DE UMA CRIANÇA DE 4 ANOS MUITO LEGAL ESSE SITE bjs!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. chambinho Says Responder

    mto obg pela ajuda amr
    bjs !!!!!!!!!!

  22. Shirley Polidoro Eustácio Says Responder

    Ótimas recreações foram abordadas na sua página .Foi de grande utilidade para mim que sou mãe de uma menina de 6 anos,e muitas das brincadeiras já havia esquecido. Muito bom. Essas brincadeiras exigem calçados específicos? E as escolas podem impedir as crianças de fazer recreação por causa de calçado, exceto sandálias ?

    • Chambinho Says Responder

      Olá,
      Boa tarde!

      Obrigado pelas palavras.
      Sim. O calçado, em algumas atividades, podem prejudicar e até machucar os participantes. E por questões de segurança podem haver, por precaução, um cuidado da escola.

      Para mais dúvidas, estou a disposição.

      Abraços Lúdicos!

  23. Jéssyca Says Responder

    ‘Ola!

    Amei , eu estou me formando ainda em professora e a minha professora pediu pra mim fazer brincadeira dentro da sala e eu estou amando pode pega essas brincadeiras do seu site .. (rs) vou visitar mais vezes o seu site. Agora espero que a minha professora goste.
    #Beeeeeeeeeeeijos , fui – me !

  24. gostaria de mais sujestoes de brincadeiras em dias de chuva Says Responder

    gostei de algumas brincadeiras algumas eu nao conhecia gostei muito

  25. gostaria de mais sujestoes de brincadeiras em dias de chuva Says Responder

    gostei de algumas brincadeiras algumas eu nao conhecia gostei muito

  26. Alisson Blanka Says Responder

    Muito bom o site. Utilizei algumas brincadeieas que deram muito certo e ao ler as demais tive ideias de fazer outras beincadeiras que rbm deram certo. Adaptar é a palavra chave.

  27. mikaela ferreira souza Says Responder

    eu amei a brincadeira da múmia porque minhas crianças foram muito rápido e se divertiram muito muito obrigado tio chambinho.

  28. danielle alves da silva Says Responder

    legal gostei vai ser ótimo para eu brincar com as minhas crianças da catequese elas vão gostar muito vai ser muito legal venha brincar com a gente voce estar convidado(a) vai ser demais sim mi esqueci eu também tenho um grupo de música que se chama sonho sem fim beijos

  29. Victória Says Responder

    Eu gostaria saber alguma brincadeira,q ue envolva abraço, e seja evangélica, para mim da aulinha na igreja

  30. Fernanda Says Responder

    Achei muito bom só que queria mais variadas e diferentes.

  31. Cristina Says Responder

    amei esta do coelho sai da toca,
    ensinamos crianças de 02 a 12 anos em cultos aos domingos….
    e eu fico com os de 02 a 05, e esta brincadeira, serah de muita valia….obgda

  32. Fanny Says Responder

    Sou estagiária ainda, e percebi que as aulas estão muito monótonas por isso resolvi procurar por algo que animasse, inovasse e educasse, encontrei tudo isso neste espaço, obrigado gostei muito das sugestões e das observações feitas.

Responda